segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Da porta para DENTRO ou da porta para FORA?


Da porta para DENTRO
ou da porta para FORA?

Meus amigos vendedores e vendedoras, primeiramente, antes que leiam este texto peço que vocês tenham muita humildade de imaginar o que vocês estão fazendo de errado e começar a tentar mudar imediatamente, afinal a principal qualidade de um bom vendedor é o seu senso de urgência, imagine o seguinte:
Cada ato meu em que eu postergo para outro dia representa uma venda que eu irei postergar para outro mês, e assim por diante.
Portando meu amigo, quantas vendas você já perdeu até agora neste mês com o seguinte pensamento: “Isso eu posso fazer amanhã.”
Depois desta primeira reflexão, com as nossas mentes abertas vamos começar a nossa reflexão.
Bom seja sincero com você, quantas vezes seu gerente, encarregado ou diretor lhe cobrou as suas metas e a sua resposta foi uma destas:
·         Mas estava chovendo.
·         Não teve movimento.
·         O preço está alto.
·         O concorrente está com uma ótima promoção.
·         Nosso produto não é tão bom quanto o do concorrente.
·         O prazo de entrega dos produtos está muito longo.
E assim por diante meus amigos...
Muitas não são?
Bom, agora faça as contas, quantas vezes você falou isso no mês, na semana e de ontem para hoje, para qualquer pessoa, colega de trabalho, gerente, amigo, esposa, marido, namorado (a), pai, mãe.
Muitas não são?
Bom, você deve estar se perguntando agora o que tem a ver você falar do seu trabalho com entes da sua família, ou amigos, pois bem, quando você fala com alguém alem de você, você está apenas se convencendo de uma idéia que você ainda pode não acreditar completamente, por exemplo, quando uma criança quer ficar doente para não ir à escola, ela afirma isto para todos, até mesmo para a pessoa que limpa a casa, que provavelmente não influi na decisão, pois o segredo é acreditar primeiro, e se todos afirmarem que ele realmente tem aparência de doente, provavelmente ele terá febre ou algo parecido.
Quem já não fingiu que estava doente para não ir à escola e por mera coincidência acabou ficando doente mesmo?
Isto meus amigos não é uma coincidência, isto se chama poder de persuasão, que nós temos até sobre nós mesmos.
Passada esta segunda reflexão vamos voltar ao assunto principal, às coisas que falamos e nos convencemos, todas elas tem algo em comum, vamos refletir sobre o que?

I ai já sabe o que todas elas têm em comum?
Pois eu lhe digo meu amigo vendedor, todas estas meras OBJEÇÕES que VOCE mesmo impõe para si mesmo e para a sua equipe estão da porta para fora!
Sabe meu amigo o que significa elas estarem da porta para fora?
Significa que você não tem o poder de mudar nada, significa que alguém tem que fazer algo para que você venda, significa que você esta passando o problema para outra pessoa, para se livrar da sua responsabilidade, e como um vendedor que depende de metas para ganhar dinheiro, eu lhe digo:
Você está sendo extremamente estúpido!!!
Sabe o por quê?
Por que estas objeções que você impõe são meras lamentações de alguém que não cumpriu o seu papel e tende a culpar alguém pelo que não fez, afinal já ouviu aquela frase:
“Se estou sorrindo é porque consegui alguém para colocar a culpa.”
É isto mesmo, vou dar um exemplo mais claro para vocês amigos, os médicos que buscam especificamente diagnósticos em casos de risco, ou seja, tentam descobrir o que alguém tem quando ela está para morrer, sempre descartam qualquer hipótese de que o paciente tenha uma doença incurável.
Sabe o por quê?
Por que isto seria um problema que estaria da porta para fora, ou seja, algo que ele não poderia resolver!
Nós como bons vendedores temos que SEMPRE imaginar que o problema é da porta para dentro, sendo assim SEMPRE iremos enxergar uma maneira clara e simples de resolver o nosso problema de falta de vendas e de cobrança de metas.




É mais ou menos assim:

Porta para fora: “O Produto está caro!”
Porta para dentro: “Não demonstrei valor no meu produto!”
Ato de correção: “Preciso mostrar ao meu cliente o quão melhor do que os outros o meu produto é!”

Porta para fora: ”Está chovendo!”
Porta para dentro: “Não pensei em nada para o caso de chover!”
Ato de correção: “Preciso fazer algo diferente, como dar retorno aos clientes antigos, pedir indicações ou visitar meus clientes pendentes!”

Porta para fora: “O produto não é tão bom quanto o do concorrente!”
Porta para dentro: “Não consegui demonstrar as vantagens do meu produto!”
Ato de correção: “Preciso focar os pontos fortes do meu produto!”

Viram meus amigos vendedores o quanto é simples?
Pensem da seguinte maneira: Se o problema não for meu eu nunca vou conseguir reverter está situação, e o meu patrão não vai acreditar nisto e provavelmente vai me substituir por alguém que gere os resultados que são esperados de mim!

Por isto é bem simples o recado que quero passar para vocês meus colegas:
PAREM DE LANÇAR OBJEÇÕES COMO SEUS CLIENTES, DE CULPAR OS OUTROS PELAS SUAS FALHAS E FAÇAM O SEU TRABALHO, NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCE PODE FAZER HOJE, POQUE SE VOCE FIZER ISSO, VOCE VAI ADIAR O SEU SUCESSO!!!
Obrigado e ótimas vendas a todos!!!

Felipe Ladislau

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